Colaboração da Ucrânia ao Holocausto.
É preciso deixar claro que o Holocausto foi planejado e executado pela Alemanha nazista, mas sem a colaboração dos países ocupados pelos alemães, não teria atingido tal amplitude.
Antes dos nazistas invadirem a Ucrânia, o país estava sob domínio soviético, que tratava com mão de ferro os ucranianos.
Entre os anos 1932 e 1933, Stalin mandou confiscar todos os alimentos produzidos na Ucrânia, a ponto de causar uma fome avassaladora que matou entre sete e doze milhões de pessoas, os números nunca puderam ser confirmados. A fome era tanta que diversos casos de canibalismo aconteceram. Camponeses que cultivavam a terra morreram de fome, pois toda a colheita era confiscada e enviada para Moscou. Essa fome teve o nome de Holodomor.
Quando os nazistas conquistaram a Ucrânia, foram vistos como heróis. Afinal, tinham expulsado os invasores soviéticos que causaram tanta fome.
Naquela altura, os judeus tinham forte influência no governo soviético e ainda ocupavam cargos poderosos.
Essa participação dos judeus, somado ao antissemitismo impregnado nos ucranianos (sempre realizaram ataques contra comunidade judaicas) e o ódio aos comunistas, foi a mistura perfeita para que os ucranianos se aliassem aos nazistas no extermínio dos judeus.
Quando as ordens de fuzilar as populações judaicas foram dadas, os ucranianos caçaram os judeus pelas cidades e entregaram aos carrascos.
A brutalidade foi tão grande que num único dia 30.000 judeus foram fuzilados em Babi Yar. 100.000 numa semana.
Não satisfeitos em caçar judeus no seu país, milhares de ucranianos se ofereceram para trabalhar nos campos nazistas.
Marcio Pitliuk é escritor e palestrantes especialista no Holocausto. Seu mais recente romance, O urso que caçava nazistas, fala sobre o Holocausto na Ucrânia.
Herança antiga na Ucrânia. Em 1645, 46, Khmelnitsky liderou uma rebelião para libertar a Ucrânia "da tirania dos poloneses, dos nobres e dos judeus". Em 2 anos assassinaram centenas de milhares de pessoas e aniquilaram mais de 300 shtetls (vilas onde viviam os judeus mais pobres). Durante a 2a. Guerra, segundo sobreviventes me contaram, os judeus temiam mais uma invasão pelos ucranianos do que pelos alemães. No fim, dava no mesmo...
Parabéns pelo seu livro "O Urso que caçava nazistas"! O comportamento dos ucranianos foi execrável e o seu livro conta muito bem essa história.